Para os viajantes internacionais, o IOF é um dos maiores vilões!
O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é aplicado sobre diversos tipos de operações que fazemos diariamente com o nosso dinheiro, e a alíquota nas compras internacionais com cartão de crédito é uma das mais altas. Não tem como escapar, mas podemos não pagar tanto desse imposto!
Por isso, antes de viajar é importante analisar as melhores formas de organizar seus gastos! Aqui vão algumas:
Comprar dinheiro em espécie – a cobrança de IOF nestes casos é de 1,1% (bem inferior aos 6,38% cobrado no cartão).
Abrir conta corrente internacional – com o surgimento dos bancos digitais isso ficou ainda mais fácil, você consegue fazer a abertura ainda no Brasil e pela internet! O IOF também fica em 1,1% e você pode ir transferindo o dinheiro acompanhando o câmbio diário.
Levar Cartão pré-pago – por ter a mesma alíquota do cartão de crédito, a vantagem é a possibilidade de melhor cotação cambial no momento da carga e também o limite pré-estabelecido de valor para quem quer economizar
A dica de ouro em viagens internacionais é sempre ter mais de uma opção de pagamento. Não viaje contando apenas com o cartão de crédito ou com dinheiro em espécie, pois perrengues sempre podem acontecer, e em um país de língua estrangeira tendem a serem piores!
Por isso, salve esse post para lembrar dessas dicas na sua próxima viagem!
#TravelCorp #IOF #ComprasInternacionais #dolar #euro #viagemexecutiva